segunda-feira, 6 de abril de 2009

O Inferno são os outros

Há mil anos, quando resolvemos o tema do famoso TCC, optamos por um produto "feminino". Éramos em 5 mulheres, muita TPM e egos inflados juntos. Claro que a briga final foi homérica, pra fechar o curso com chave de ouro (e me dar mais noção do que é o mercado de trabalho da profissão que escolhi). Mas isso foi superado por todas e hoje penteamos os cabelos umas das outras, quando nos encontramos.


A questão é que, pra fazer o tal trabalho (pê pê pê-ôôô! mizifio!) lemos MUITA coisa sobre o feminismo. A ESSÊNCIA dele. Os movimentos sufragistas, Simone de Beauvoir (na foto mostrando a retaguarda, se não me engano, para as lentes do maridón, Jean-Paul Sartre), Betty Friedan e tantos outros que nem me lembro. Além disso, analisamos o programa Saia Justa da GNT, em sua primeira formação, com Mônica Waldvogel, Marisa Orth, Rita Lee e Fernanda Young (disso, só ficou a primeira). Lembro muito bem que um dos nossos professores disse: "Cuidado para não ficarem com AQUELE ranso feminista". Na hora, não entendi muito bem. Mas já pude sentir isso, meses depois.


É óbvio que tive influências FORTÍSSIMAS do tal Movimento Feminista. Tenho verdadeiros espasmos quando ouço comentários machistas, sejam eles provenientes de seres do sexo feminino (afinal, até eu sou machista em alguns aspectos) ou masculino. Mas, me vejo mais como alvo disso do que como usuária. Sou mãe solteira e coleciono barbaridades. Ouvi de pessoas muito próximas, coisas verdadeiramente cruéis sobre a maneira como engravidei. Achei que isso fosse doer menos com o tempo, que eu fosse me acostumar... Mas continuo sentindo como a nossa sociedade, tão mente aberta e cheia de informações, continua retrógrada em diversos aspectos. Mesmo quando isso parte de pessoas que, em tese, deveriam te entender e não te queimar em praça pública.


Blogger: Divã do Analista, MODE ON.

8 comentários:

  1. Para fechar a corrente:

    jesus (5)

    que acontece? (4)

    ps: coloca mais post's por página, mulher! Um só me dá a impressão que perdi tantos post's...

    ResponderExcluir
  2. Agora que bloquearam o blogspot no meu trabalho tá uma coisa pra acompanhar. Bom, sobre o assunto (e eu sou mestre em fugir dos assuntos), enfim, se a gente for reparar no que as pessoas falam, a gente enlouquece, e gente como eu (psicologos) ficam ricos! Portanto...

    ResponderExcluir
  3. E aí, tipo, eu fiquei aqui todo grilado, porque eu acho que basicamente rolou um erro de ortografia ali em cima (sim, eu sei pra quem eu estou escrevendo), mas eu tô com preguiça de arrumar (não tenho TOC). Bjo!

    ResponderExcluir
  4. ortografia não, porra, CONCORDANCIA.

    ResponderExcluir