sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Always the bride's maid, never the bride


Um pé de goiaba, uma colcha estampada e alguns brinquedos espalhados. E esse foi nosso mundo durante muitos anos. Quando chovia, as cadeiras brancas de metal com seus estofados vermelhos, serviam de "armação" para a mesma colcha e ali, na garagem da casa da Rua Presidente Bernardes, montávamos nossa cabaninha. Provavelmente muitos dos melhores momentos da minha vida, passei naquele lugar.

Daqui 8 dias, minha prima-irmã subirá ao altar da igreja, no mesmo lugar onde quero casar um dia. Porque sim, a dama-de-honra aqui sonha com todo esse protocolo. Sim, já tive aquelas fases em que dizia que não ia casar, não ia ter filhos. Ou que, imaginava, aos 25 anos estaria casada, aos 28 seria mãe. Inverti um pouco a ordem das coisas, eu sei.

Casamentos sempre exercem um fascínio em mim. O que vem antes é quase tão divertido quanto cerimônia e festa na minha opinião: gosto da cotação de buffet, bebidas, escolher entre banda e DJ, selecionar músicas, pensar na entrada dos padrinhos, das daminhas, dos noivos... E até no que se pode fazer no chá de panela ou lingerie.

E eu, standard que só vendo, choro em casamentos. Choro só de pensar, de lembrar de tantas histórias, de tantos planos. E choro, claro, de felicidade. Porque são as pequenas coisas que também tornam tudo isso tão maravilhoso: é você se sentir querido, se sentir parte.

Outro dia, li por aí que, no fundo-no fundo (e em alguns, nem tão fundo assim) os homens querem mulheres carentes, afetuosas e submissas. Não sei se por auto-referência ou simples precipitação, todos os seres do sexo masculino foram colocados na mesma panela. Posso até achar que boa parte dos homens pense dessa maneira. Mas sempre existem aqueles que não precisam competir fulltime. Que se somam com suas respectivas. Que ainda me dão esperanças de poder casar com os pés na areia e entrar com AQUELA música rumo ao altar.

E, claro, contradizer a frase-título dessa postagem.

5 comentários:

  1. eu sou uma recente entusiasta do casamento, evento social que eu sempre fui contra.
    mas nos últimos anos eu tenho ido a algumas cerimônias e, mais legal, festas de casório. e tenho me divertido muito.
    deve contar o fato de as pessoas casamenteiras serem divertidas, com famílias engraçadas e festerês inusitados, mas enfim... eu tenho achado legal.
    continuo contra como sempre, mas agora vejo com bons olhos pelo menos a parte que eu posso participar.
    casar nunca quis, mas pode me convidar pras festas que eu vou!

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos meus filmes preferidos, e arrepiei quando ouvi essa frase pela primeira vez. Ela diz tanto e é tão cruel. Só podia ter sido dita por um vilão.

    Eu me emociono pra caramba com aquele video do Casamento Inesquecível. Eu me emociono em festas de casamento simples, loucas, apaixonadas. Não gosto daquelas cheias de pompa, feitas mais para os outros do que para os noivos. Enfim, eu sou estranha mesmo.

    Pra tua eu vou e tenho certeza de que vou chorar =)

    ResponderExcluir
  3. Quer saber? Que bom que vc chora... Casamento é mesmo a coisa mais linda...

    ResponderExcluir
  4. Choro horrores em casamento. No último que fui, do meu irmão, a sogra dele chegou perto de mim, toda cheia de dedos, e perguntou:
    - Você está chorando é de felicidade, né?
    A dúvida era procedente: chorei tanto que sai de lá com olho inchado.

    ResponderExcluir
  5. Afff....já estou chorando só de ler issso !!! eu sou a prima-irmã....melhores momentos ...
    Eu tb ... nunca tinha sonhado com o meu casamento....mas foi melhor q se tivesse sonhado .... é unico ...espetacular .... ainda mais com pessoas especiais.....q estão com vc ...eu recomendooooo!!!!
    Me acabei de chorar no meu ....antes de chegar na igreja já ....né Ana Pi....bjooos
    Te amoooo..... e valeu por tudo ....

    ResponderExcluir