quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Fantasmas do Natal Passado

Não lembro quando deixei de amaaar o Natal. Assim como ocorreu com outras pessoas coisas, foi um insight. Leva ANOS pra acontecer, mas quando acontece. Pufff. Parece mágica. Harry Potter teria orgulho. Ou não.

A verdade é que Natal é uma data triste, depois de tantas perdas. E nessa época, quem se foi faz mais falta ainda. Porque é inevitável não pensar em como seria se...

Na minha vida adulta acho que meu último Natal que valeu a pena foi em 2004. Fomos tooodos para Juquehy (É, lá mesmo. Onde jogarão minhas cinzas, daqui uns 70 anos). Rolou o amigo secreto que dura mais de duas horas e todo mundo VERDE de fome pra devorar as delícias preparadas pelas tias. Minha noite terminou comigo e meu primo (na época, ambos sem filhos e hoje, ambos pai/mãe de família) conversando no sofá. Nada de baladas com bebeções homéricas. Nenhuma Bielle* do Natal superou aquilo.

Quando eu tinha mais ou menos uns 4 anos e ainda acreditava em Papai Noel (pero no mucho) tivemos um tradicional Natal em família. Achei que o bom velhinho (que nem parecia tão velhinho assim) estava meio magrelo demais. Mas, mesmo assim, fui lá trocar uma ideia, quando ele me chamou. Diálogo:

- Oi Ana Paula, tudo bem?
- U-hum.
- Então. O Papai Noel tem um presente para você.
- =D
- Mas antes, quero saber se você se comportou bem esse ano...
- Sim... *olhos de Gato de Botas do Shrek*



- Tem certeza?
- PORRA PAI, NÃO FODE! Era o que eu diria a ele se tivesse 28 e não 4 anos. Mas só abri o meu - também tradicional BOCÃO - e chorei a noite inteira.

Mesmo assim Bielle, você NUNCA NA NOSSA RELAÇÃO superou isso.

*Bielle, para os leitores não-cascavelenses (maioria, aliás), é a baladinha com mais de 30 anos na cidade. Morei lá dos 15 aos 18.

4 comentários:

  1. eu não sei... eu gostava de natal. eu gostava muito de ficar com uns familiares e essas coisas. depois se tornou tão penoso. mas eu gosto, acho. sempre vou gostar, no fundo, no fundo.

    bom natal pra vc. vc foi uma boa menina esse ano?
    eu acho que sim. :)
    =***

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto mais do natal hoje do que quando era criança. Estava sempre na casa do meu pai, e ela ficava cheia de crianças mal-educadas que eu detestava - porque a teoria do meu pai é que crianças sempre se adoram e ele não estava nem aí.

    Ou seja, gostar mais do natal agora não quer dizer que eu goste de natal.

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu sempre adorei Natal. Confesso que Natal podia ser uma prévia do carnaval que eu ia adorar mais, mas o fato de ser Natal, e não carnaval, não tira o brilho da data. Aliás, para mim nada tem a ver com o nascimento de djisás, e sim com o lance capitalista de juntar os povos e ganhar presente mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto do Natal, sempre gostei. Pena que a festa desse ano passou meio batida por causa das férias.

    ResponderExcluir