quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Do Bife ao Infinito*

Foi domingo à noite. Até então, meu conhecimento sobre o (já nomeado assim) Caso Geisy Arruda não passava de olhadelas para a tv enquanto picava um alho ou ralava uma abobrinha, durante o JH. Mas, nesse último dia 8 de novembro, uma fúria que daria orgulho a Betty Friedan apoderou-se da minha pessoa e devorei todas as reportagens que a globo.com disponibilizava sobre o assunto. Resumidamente, o que li, dizia: aluna que usou vestido curto e causou tumulto é expulsa de universidade (decisão já revogada, aliás).

Tentarei não entrar no mérito estético da questão. Isso eu deixo para o pessoal do Esquadrão da Moda e para os milhares de blogueiros que escrevem sobre o assunto. Mas, embora a pauta esteja um pouco desgastada e talvez minhas colocações não tragam nada novo, quero falar disso. Até porque o blog é meu e se eu não brincar, ninguém brinca.

A primeira vez que me deparei com o conceito destrinchado de UNIVERSIDADE foi há mais de 10 anos, quando ainda cursava Serviço Social na UEL. Em mais uma discussão recheada de pseudointelectualismo metido a besta, um colega chamou a atenção para o significado da palavra: é algo UNIVERSAL, que abriga a diversidade de crenças, orientações, opiniões... Especialmente no caso das públicas e grandes, como a Estadual de Londrina.

Nas imagens que vi do tal "tumulto", a impressão era que os meninos mais pareciam homens de neandertal. Será que "na balada", onde as roupas podem ser infinitamente mais chamativas e desprovidas de tecido eles comportam-se assim? Afinal, se a base do argumento é essa, começo a achar que estou certa em subir a escada rolante do shopping, me policiando por trajar um vestido, mesmo usando uma meia-fina por baixo.

Outra questão é algo que volta-e-meia penso (e até já coloquei em comentários, blogosfera afora): por que as mulheres se detestam tanto? Em diversos âmbitos, sempre nos vemos como ameaças. A convivência profissional em um ambiente majoritariamente feminino É muito mais difícil do que em um que exista, ao menos, um equilíbrio dos gêneros. E a inveja? Ahhh, essa matrona! Porque você pode ser muuuito mais bonita, classuda, loira natural, magra & alta. Mas, a partir do momento que uma outra garota atrai MAIS olhares (em especial, os masculinos), ela será alvo dos comentários mais "ácidos" (para ser bondosa na qualificação) por parte de suas coleguinhas. (Aliás, adorei o que o segurança disse).

E por último, mas não menos importante: embora discorde das feministas ferrenhas em alguns aspectos, fico pensando em como a "evolução" da nossa sociedade mudou muita coisa. Em um país que já teve Patrícia Galvão, pra citar UM exemplo nacional, como símbolo da luta pelos direitos das mulheres, hoje, quem parece nos representar é uma garota de 20 anos que, embora esteja no picadeiro como atração principal de um circo, não demonstrou ter discernimento suficiente do que isso representa. Aliás, alguém sabe me dizer se ela aceitou o convite da Playboy?

Pois é, como diria Macunaíma: "Pouca saúde, muita saúva, os males do Brasil são". Sim, com trocadilhos.

*Roubei da Marilena Chauí (professora e filósofa) que, em entrevista nos anos 90 ao perguntarem quais eram suas preocupações diárias disse: "ora eu vou do bife ao infinito".

4 comentários:

  1. A parte do convite para posar nua - que certamente surgirá e certamente a menina aceitará, por não ter lá muito nível - é a que mais me desgosta. As pessoas tentam justificar o que aconteceu jogando a culpa na moral da Geysi e ela abraçará tudo o que disseram ao aceitar expor o que há debaixo de vestido rosa.

    ResponderExcluir
  2. eu vi o vídeo no dia que saiu a notícia, e li coisas picadas na net, vi até a Silvia Popovic. o que me irritou mais que tudo nesse mundo, foi que eu não li em nenhum lugar um posicionamento claro sobre os agressores. tipo, ai, vestido curto não é roupa pra ambiente de universidade.
    mas gritar 'vou te estuprar' é discurso universitário?

    falaram e falaram como as pessoas que foram atrás dela gritaram e tal, por culpa dela, claro. a discussão ficou no comportamento dela, na roupa dela, na falta de moral dela.
    eu queria saber o que é que poderia ser dito sobre o comportamento dos outros.

    pelo menos eu li que tem um inquérito aí que tem uma pá de crime apontado, até cárcere privado.

    ResponderExcluir
  3. A Geysi virou celebridade instantânea e a questão esvaziou. Já ouvi gente dizendo que o ocorrido foi "bom prá ela" porque "vai ganhar muito dinheiro agora". Pronto, a coisa perdeu a seriedade.

    ResponderExcluir
  4. Uma pena que aconteceu com uma pessoa que não sabe se posicionar, aí a crítica esfria, perde o foco, porque nem ela, nem os advogados dela, sabem dirigir o foco do assunto. Até para ela, falar somente dela é interessante. Aí complica.

    ResponderExcluir